Select Page

Glossário

Estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado com a implantação de espaços públicos, conhecidos como pólos, com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados onde são ofertadas práticas de atividades físicas para a população. Esses pólos fazem parte da Atenção Primária à Saúde. (Adaptado de Ministério da Saúde)

Agente Comunitário de Saúde. É um agente de mudança que está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade e se comunica com ela para garantir que tenham qualidade de vida. (adaptado de O trabalho do Agente Comunitário de Saúde)

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário compostos por equipes multiprofissionais. Realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial. Compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). (Adaptado de Brasil

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do Sistema Único de Saúde (SUS), presentes em mais de 800 municípios brasileiros, são referência em saúde bucal. Essas unidades contam com equipes formadas por técnicos e auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas. Cirurgias de boca, tratamento de canal, diagnóstico de câncer de boca e próteses dentárias são alguns dos serviços oferecidos.

A Fundação Oswaldo Cruz  é uma instituição de ciência e tecnologia em saúde . Nela são executados  projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que produzem conhecimentos para o controle de doenças , além de  temas ligados à saúde coletiva, entre os quais a violência , as mudanças climáticas, e à história da ciência.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é uma equipe multiprofissional que atua em conjunto com os profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF), compartilhando e apoiando as práticas em saúde nas áreas (territórios) de atuação das ESF. (Adaptado de Glossário de análise política em Saúde)

Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)

Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

Significa Organização Mundial da Saúde, organismo multilateral, criado em abril de 1948, com o objetivo principal de tratar dos assuntos relacionados à saúde em um contexto internacional e garantir que todas as pessoas do planeta tenham acesso à saúde. (Adaptado de Policast: Entenda como funciona a OMS)

O SUS é considerado um dos maiores sistemas de saúde do mundo e foi instituído através da Constituição Federal de 1988 , contempla o direito a saúde para todos os cidadãos.O SUS oferece atendimento gratuito à população brasileira através de suas unidades como os Postos, Centros de Saúde, Hospitais Públicos, Hemocentros, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, assim como Institutos de pesquisa acadêmica e cientifica.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia, além de encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Significa Unidade de Pronto Atendimento, responsável pelos atendimentos de média complexidade e de grande parte das urgências e emergências. Funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. (adaptado de Manual Instrutivo da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde (SUS)

É um conjunto de ações que visam detectar ou prevenir qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, e com isso adotar medidas para evitar e controlar doenças e agravos. (adaptado de Lei nº8.080/90)

É um setor com a finalidade de proteção da saúde de toda a população e prevenção de doenças. É uma atividade multidisciplinar que normatiza e controla as práticas de fabricação, produção, transporte, armazenagem, distribuição e comercialização de produtos e a prestação de serviços de interesse da Saúde Pública, usando instrumentos legais punitivos e de orientação, para coibir práticas que coloquem em risco a saúde da população.